Tratamento

Insônia

Insônia é a dificuldade em iniciar ou manter o sono, prejudicando o bom funcionamento da mente e do corpo no dia seguinte. Estima-se que até 40% dos brasileiros sofrem ou sofreram deste mal.

As principais características são: dificuldade em iniciar o sono, levantar muitas vezes durante a noite com dificuldade em voltar a dormir, acordar cedo demais e sono não restaurador.

A necessidade de sono varia de indivíduo para indivíduo. A insônia não é definida pelo tempo que uma pessoa dorme ou gasta para cair no sono. Geralmente, causa problemas durante o dia, tais como: cansaço, falta de energia, dificuldade de concentração e irritabilidade.

A insônia é, geralmente, decorrente da ação de fatores estressantes em um indivíduo que apresenta fatores predisponentes. Os principais fatores são: idade avançada, menopausa, história de insônia em familiares, depressão e outros distúrbios psiquiátricos, doenças orgânicas, tabagismo, etilismo e dependência química.

O tratamento para a insônia pode ser simples nos casos de início recente ou intermitente, com a utilização criteriosa de comprimidos para dormir. Já o tratamento da insônia crônica é mais complicado e consiste em um tratamento multimodal.