Tratamento

Enxaqueca

A enxaqueca é uma forma de cefaléia vascular causada por um desequilíbrio bioquímico no cérebro, apresentando um forte componente hereditário. Apresenta uma incidência de cerca de 6% na população masculina, chegando a quase 20% na população feminina.

A dor de cabeça da enxaqueca pode ser latejante, em peso, ou uma sensação de pressão, como se a cabeça fosse explodir. A localização da dor de cabeça da enxaqueca pode variar de crise para crise e raramente doendo sempre no mesmo lugar. A dor de cabeça da enxaqueca pode ocorrer em qualquer lugar do crânio.

Outros sintomas frequentes da enxaqueca são náuseas, vômitos, aversão à claridade, ao barulho e aos cheiros. Um indivíduo não precisa apresentar todos estes sintomas para ter enxaqueca, normalmente apresenta alguns deles, em graus variados.

As crises de enxaqueca podem durar de 4 a 72 horas e muitas vezes só terminam com o sono, ou então quando a pessoa vomita (principalmente as crianças).

Existem diversos fatores que podem ocasionar uma crise de enxaqueca, como: jejum, omissão de uma das refeições ou até comer muito rápido, excesso ou redução de horas dormidas, fadiga, abuso do hábito de fumar, mudanças de altitude, clima ou temperatura (ar condicionado), alterações hormonais como, por exemplo, durante o ciclo menstrual, ou devido ao uso de anticoncepcional, ansiedade, depressão, estresse, entre outros.