Tratamento

Doenca desmielinizante

Doença desmielinizante é uma afecção do sistema nervoso, na qual a bainha de mielina dos nervos é afetada, causando prejuízo na transmissão do impulso elétrico. Pode se manifestar com diversos sintomas, como alterações de força, perda visual, distúrbios de sensibilidade (adormecimento, formigamento, sensação anormal em determinadas regiões do corpo), alterações de equilíbrio, alterações de linguagem, alterações esfincterianas (como perda involuntária de urina), entre outros. Pode ter origem genética, auto-imune ou se seguir a quadros infecciosos.

Dentre as muitas doenças desmielinizantes existentes, a mais conhecida é a Esclerose Múltipla, que costuma se apresentar principalmente na forma surto-remissão, ou seja com sintomas intermitentes, que vão e voltam e que no início da doença podem ser bem sutis, passando anos despercebidos.

Uma vez confirmado o diagnóstico de uma doença desmielinizante, o tratamento tem dois objetivos: abreviar a fase aguda da doença e evitar a ocorrência de novos surtos.