Tratamento

Depressão

Depressão é uma doença que afeta o estado de humor da pessoa, deixando-a com um predomínio anormal de tristeza. O indivíduo deprimido sente-se triste e desesperançado, desanimado, abatido e com baixo-astral.

Todas as pessoas, homens e mulheres, de qualquer faixa etária, podem ser atingidas, porém mulheres são duas vezes mais afetadas que os homens. Em crianças e idosos também ocorre frequentemente com suas características particulares.

O diagnóstico é feito observando a intensidade do sofrimento, que costuma durar a maior parte do dia, por pelo menos duas semanas, nem sempre sendo possível saber porque a pessoa está assim.

A depressão é uma doença reversível, ou seja, há cura completa se tratada adequadamente. O tratamento médico é necessário, sendo o tipo de tratamento relacionado ao perfil de cada paciente.

Pode haver depressões leves, nesses casos, o acompanhamento médico é fundamental, mas o tratamento pode ser apenas psicoterápico. E pode haver também casos de depressões bem mais graves, com maior prejuízo sobre o indivíduo, podendo ocorrer sintomas psicóticos e até tentativas de suicídio. Nessa situação, o tratamento medicamentoso é obrigatório, além do acompanhamento psicoterápico.