Tratamento

Ciatalgia (dor na perna) – hérnia discal e outras doenças degenerativas da coluna.

A ciatalgia é a dor que se origina da região lombar baixa, e irradia-se pelos glúteos, coxa posterior, panturrilhas, tornozelo e planta dos pés. Geralmente apresenta dor de forte intensidade com grande prejuízo funcional, limitando até mesmo as atividades cotidianas. A origem da dor provém de uma lesão da raiz nervosa, que se encontra no interior da coluna.

A principal causa é a hernia discal lombar. O disco intervertebral sofre um desgaste, devido a fatores genéticos e ambientais como excesso de peso, postura inadequada e fatores ocupacionais, ocasionando em sua desidratação e fragilização estrutural.

A compressão radicular, leva a um estresse inflamatório e isquêmico, que pode resultar na perda da sensibilidade e fraqueza nos pés. Este processo pode ser agudo, com necessidade de tratamento cirúrgico de urgência para preservar a função radicular. Se a compressão for gradual, pode-se tentar o tratamento clinico com possibilidade de reversão do quadro, corrigindo os fatores ambientais.

O tratamento da ciatalgia basicamente consiste no alivio da dor, com analgesia necessária para anular a dor, conforme sua intensidade. Muitas vezes é necessário uma combinação do tratamento medicamentoso, fisioterápico e acupuntura. A correção do fator causal é fundamental para reabilitação plena e restauração da qualidade de vida.