Tratamento

Cervicalgia/Cervicobraquialgia (dor no pescoço).

A dor cervical é uma das dores mais comuns do sistema musculoesquelético. É estimado que 9,5 a 22% das pessoas tenham dor cervical. Estas dores podem incluir dores cervicais com ou sem irradiação para os membros superiores e podem vir associadas ou não a dor de cabeça.

As dores cervicais podem ser causadas por muitas patologias especificas como tumores , infecções, doenças inflamatórias ou reumatológicas, sequelas de traumas e até doenças congênitas. Porém, nenhuma causa orgânica especifica pode ser encontrada na maioria dos casos e os sintomas costumam ser muito inespecíficos.

A dor cervical pode se originar de envelhecimento das estruturas da coluna cervical como discos , facetas e ligamentos assim como acontece na coluna lombar. Outras causas incluem contratura muscular da região posterior da coluna cervical, por vícios posturais, ou por trauma direto ou indireto.

A principal causa é a Hernia Discal Cervical, processo degenerativo do disco que comprime a raiz nervosa, responsável pela sensibilidade e motricidade dos membros superiores. Outras causas podem ser cistos, tumores e traumatismo cervical.

O tratamento consiste no alívio algico, com medicamentos, fisioterapia e acupuntura. A cirurgia pode ser indicada dependendo do fator causal e da gravidade do caso.